Administração da CP Carga despedida por "falta de solidariedade"

O conselho de administração da CP - Comboios de Portugal anunciou hoje que a destituição da administração da participada CP Carga deveu-se a "quebra da relação de solidariedade institucional".
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, a CP adianta que o novo conselho de administração da filial é agora constituída pelo presidente Aires Pinto São Pedro e pelos vogais Maria João Tender e Henrique Morais, nomeados na quinta-feira. "Este novo conselho de administração prosseguirá o esforço de assegurar uma política de bom relacionamento com os trabalhadores da empresa e seus legítimos representantes, bem como da manutenção da paz social na empresa, à semelhança de todo o grupo CP, mas respeitando sempre o estrito cumprimento da lei", conclui a CP no comunicado.

Na quinta-feira à noite, fonte do Ministério das Obras Públicas tinha confirmado que a administração da CP Carga tinha sido demitida devido ao "não cumprimento dos cortes salariais decretados pelo Governo na Função Pública". Em declarações hoje à Lusa, o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, disse que a disponibilidade da CP Carga para não aplicar os cortes salariais aos subsídios terá estado na origem da demissão da administração da empresa.

"Terá havido um acordo com o sindicato e, em função disso, a administração da CP considerou uma falta de solidariedade e demitiu a direcção da CP Carga", disse José Manuel Oliveira. O sindicalista adiantou que os cortes salariais definidos pelo Governo "estão a ser executados" no salário base dos trabalhadores, mas acrescentou que a administração da empresa se manifestou disponível para não aplicar as reduções nos subsídios, estando agendada para segunda-feira uma reunião com o sindicato para discutir este assunto.

Já o presidente do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) garantiu hoje à Lusa que os vencimentos dos trabalhadores da CP Carga sofreram os cortes salariais definidos pelo Governo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt